Voltar para Home

O cientista que quer criar um iogurte para combater a leucemia

A bebida deve usar os efeitos dos probióticos para impedir o desenvolvimento da doença em crianças

Divisória de Artigo

Nós já contamos aqui como os probióticos são aliados da nossa saúde. Pois um cientista de Londres quer desenvolver um iogurte com essas bactérias amigas do leite para combater a leucemia em crianças já em seu início.

Professor no Instituto de Pesquisa do Câncer, Sir Mel Greaves pesquisa a leucemia infantil há 30 anos. A leucemia linfoblástica aguda era fatal nos anos 1950 e, hoje, 90% dos casos são curados, mas o tratamento pode ter diversos efeitos colaterais.

Causada por uma mutação genética que ocorre em uma a cada 20 crianças, a doença só se desenvolve se o sistema imunológico não funcionar corretamente, o que acontece se o sistema não entrar em contato com uma infecção no primeiro ano de vida. Ou seja, cuidar para que bebês cresçam em ambientes completamente livres de germes atrapalha o bom desenvolvimento do sistema imunológico. Assim como o menor contato com outras crianças e também a falta de amamentação.

Mas como isso leva à leucemia? Quando essa criança é exposta a uma infecção comum, o sistema imune reage exageradamente, causando uma inflamação crônica que leva a uma segunda mutação, necessária para desencadear a leucemia infantil.

É aqui que o iogurte com probióticos entra. Sir Mel Greaves e sua equipe estão estudando como usar essas bactérias do bem para recuperar a microbiota das crianças, garantindo um sistema imunológico saudável que as proteja não só da leucemia, mas também de diversas outras condições como a diabetes tipo 1 e alergias.

Fontes: ‘For 30 years I’ve been obsessed by why children get leukaemia. Now we have an answer’; Pioneering scientist Mel Greaves is knighted after research to unveil cause of childhood leukaemia

VEJA TAMBÉM:

Next Post

Previous Post