Voltar para Home

Leite com sabor de Oriente

Leite + chá + especiarias = chai!
divisoria

Para nós, brasileiros, tão acostumados à dupla café com leite, pode parecer estranho tomar leite com chá. Mas essa mistura fica perfeita, especialmente na companhia de especiarias como canela, cardamomo e gengibre, os protagonistas da receita do chai, uma bebida tradicional da Índia e muito consumida em países árabes. Chai quer dizer “chá” nas línguas de países que ficam na fronteira entre a Europa e a Ásia.

leite-com-sabor-do-oriente-imagemA mistura de especiarias que dá ao chai seu sabor característico vem das receitas da medicina ayurvédica. Até o século 19, os indianos só faziam chá com fins medicinais. Eles incluíram a bebida em seu dia a dia por influência dos ingleses, interessados em cultivar chá na Índia para desafiar o monopólio chinês sobre sua produção.

Assim, no século 20, com a expansão da plantação de chá e com a campanha de marketing para incentivar seu consumo, encampada pelos vendedores da Indian Tea Association (administrada pelos britânicos), tomar chá virou um hábito muito popular na Índia. Ao chá preto, os indianos adicionaram as especiarias da antiga receita ayurvédica, além de leite e açúcar, para tornar a bebida mais atraente ao paladar. O resultado foi uma bebida muito apreciada, até hoje, em todo o mundo. Quer provar? É só testar essa receita.

Fontes: “Curry: a Tale of Food and Conquerors”, de Lizzie Collingham, e thekitchn.com

Fontes: “Curry: a Tale of Food and Conquerors”, de Lizzie Collingham, e thekitchn.com

VEJA TAMBÉM:

Next Post

Previous Post